centro de documentação e informação desportiva de moçambique

centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
1
 Artigos
756

FAÇO PARTE DA HISTÓRIA DO CLUBE E NÃO DO PROBLEMA, NEM DA SOLUÇÃO

  O ex-dirigente do Clube de Desportos da Costa do Sol, Rui Tadeu, aceitou quebrar o silêncio e falar do seu envolvimento no projecto que tinha por intenção rentabilizar os seus espaços, sobretudo. O também sócio canarinho analisou os momentos actuais da colectividade. (...)

    RESULTADOS REFORÇAM IDEIA DE INVESTIMENTO A LONGO PRAZ

      O quinto lugar conseguido por Moçambique na sua quarta aparição no Davis Cup (fase africana), ou simplesmente Taça Davis, que decorreu recentemente em Nairobi, no Quénia, é um feito nunca antes conseguido pela Selecção Nacional Sénior Masculina de Ténis neste tipo de torneios internacionais de “grand slam” e retoma a ideia de que o investimento a longo prazo e a todos níveis é crucial, sendo que o ténis é uma modalidade individual onde os resultados são fruto de uma projecção e acompanhamento de talentos dentro e fora do país. (...)

    MADEIRA JR. QUER LMB SUSTENTÁVEL

      António Madeira Jr. foi no último sábado reconduzido a presidente da Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), organismo que dirige desde finais de 2013.  Madeira foi apurado por aclamação pelos oitos clubes (Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Costa do Sol, Maxaquene, Desportivo, Vaz Team, A Politécnica, Ferroviário de Nacala) que actualmente fazem parte da LMB, depois de nenhuma candidatura ter sido apresentada. (...)

      “Locomotivas” cruzam-se na Beira

        TRÊS encontros terão lugar esta tarde referentes à 16ª jornada em atraso do Moçambola-2018, que marca o arranque da segunda volta do certame. O destaque vai para o frente-a-frente entre os Ferroviários da Beira e de Nampula, no “caldeirão” do Chiveve. (...)

        “Locomotiva” sem combustível em Quelimane

          ERA necessário um combustível mais oleoso para o Ferroviário de Maputo regressar de Quelimane com os três pontos na carruagem, porém o conjunto de Nélson Santos foi demasiado inflexível nos movimentos na hora de defender e acabou sendo penalizado por uma derrota tangencial, por 2-1, no consumar duma reviravolta inesperada,depois de Elias abrir as hostilidades no primeiro tempo. (...)

          UD Songo-Liga só esta tarde

            O DUELO entre a União Desportiva do Songo e a Liga Desportiva de Maputo, inicialmente agendado para ontem e referente à oitava jornada, em atraso, passou para esta tarde por razões logísticas.   O jogo é de capital importância para as duas formações. (...)

            Arranca campeonato de hóquei

              ARRANCA esta noite o Campeonato de Hóquei em Patins da Cidade de Maputo com a disputa de dois jogos: Promessas do Desportivo-Desportivo JAT (19:00 horas) e Estrela Vermelha-Desportivo JAT (20:00 horas).   Nota para a inclusão de Promessas do Desportivo, um conjunto formado pelos juniores, que vêm dar corpo à competição, aumentando o núcleo “alvi-negro” para três, já que se junta ao Desportivo JAT e ao Desportivo Legends. (...)

              Kendal Manuel: há “gajos” bons na quadra

                Exibições fenomenais a superarem um improviso de quebrar o joelho. Uma, aliás, excepção num enredo com final dramático. Aos 20 anos, Kendal “Kedinho” Allen Manuel revelou-se mau na quadra. Mostrou, os números provam- no, que é um jogador com qualidade acima da média. (...)

                Tamara Seda no CD Zamarat da Espanha

                  Está confirmado. Tamara Seda, basquetebolista de 24 anos, assinou contrato com o CD Zamarat da primeira divisão da Espanha.   Seda será a terceira basquetebolista moçambicana a evoluir na principal liga de basquetebol da Espanha, depois de Clarisse Machanguana (Barcelona) e Leia “Tanucha” Dongue (Gernika Bizkaia). (...)

                Estádio Municipal da Beira estará pronto dentro de 45 dias

                  Arrancou, esta quarta-feira, a colocação da relva sintética no estádio municipal da Beira. A primeira fase da infraestrutura devera estar pronta dentro de quarenta e cinco dias.   O estádio tem a capacidade para acolher 20 mil pessoas, mas numa primeira fase vai acolher cerca de oito mil espectadores. (...)

                  FER. Maputo, 1 - FER.Beira, 0 A solução veio da defesa

                    FOI já ao apagar das luzes que o defesa Elias fez explodir de alegria os adeptos do Ferroviário de Maputo.   O golo dos “locomotivas” esteve à vista desde os primeiros minutos, pois foram várias as oportunidades que a equipa da casa criou, perante um Ferroviário da Beira que tudo fez para manter a sua baliza inviolável. (...)

                    FMA assaltada por analfabetos incompetentes E ambiciosos…

                      A tranquilidade que se apregoava para o dia em que o atletismo fosse novamente dirigido por pessoas com passado na modalidade está a dar lugar a discórdia entre os que estão há cerca de 10 meses à frente da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) e os que se consideram excluídos por força da quebra da união que durou dois anos para forçarem a saída de Shafee Sidat da presidência. (...)

                    HÁ MAIS PÉROLAS DO ÍNDICO RELUZINDO NO ATLÂNTICO

                      Há semanas publicámos a história de três basquetebolistas nacionais que foram responsáveis pela ascensão das respectivas equipas aos principais campeonatos de basquetebol de Portugal em apenas três meses. Uma delas – Nilsa Chiziane – foi a jogadora mais valiosa (MVP). (...)

                    Moçambicano Dário Monteiro orienta sub-23 da Académica de Coimbra

                      O antigo jogador da selecção, Dário Monteiro, vai orientar a equipa de sub-23 da Académica de Coimbra, Portugal, informou o clube em comunicado divulgado no Twitter.   “A Direcção da AAC/OAF vem informar os sócios, adeptos e demais interessados que a Académica vai competir, na época 2018. (...)

                    Campeonato de “drift” integra componente de sensibilização rodoviária

                      Arrancou, este domingo, no autódromo do ATCM, o campeonato de “drity”, prova que será acompanhada por campanhas de sensibilização para reduzir acidentes de viação nas vias. Pretende-se, desta forma, reduzir a sinistralidade rodoviária através da mensagem dos pilotos. (...)

                      Desportivo perde pontos, Baía tomba pela primeira vez

                        OS líderes da Divisão de Honra nas três zonas não tiveram resultados animadores no fim-de-semana. O Desportivo de Maputo perdeu dois pontos na Manhiça, o Baía de Pemba foi derrotado pela primeira vez e o Têxtil de Púnguè empatou sem golos, em partidas da oitava jornada. (...)

                      Moçambique afastado

                        TRÊS jogos, três derrotas! Este é o saldo da prestação da Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina na segunda volta das eliminatórias de qualificação para o “Mundial”- China 2019, um percurso desastroso que fez ruir o sonho de continuar a pensar com o “bilhete” para a prestigiada competição. (...)

                        C. Sol, 1 - ENH, 1: Erros de finalização agudizam crise

                          INTRANQUILO e com lacunas graves na finalização. Foi assim, de uma maneira geral, como se apresentou o Costa do Sol, em mais uma tarde para esquecer, não tendo ido além de um empate a um golo frente à ENH.   A tarde desinspirada dos avançados do Costa do Sol começou a ficar patente aos 10 minutos, quando Isac dispôs da primeira situação para fazer golo, mas não conseguiu dar o toque final. (...)

                          A Politécnica vs Maxaquene centraliza atenções dos “quartos”

                              Vice-campeã da cidade, a A Politécnica joga com uma equipa que terminou a fase regular do campeonato da cidade em 5º lugar com um saldo de 10 vitórias e 14 derrotas.   Com uma equipa composta por jogadores experientes e outros novatos, Rui Rafael, treinador do Maxaquene, procura (re)colocar os “tricolores” nos lugares de pódio. (...)

                            JÁ NÃO SE FALA DA VENDA DO CAMPO

                              Dois meses – desde 25 de Abril – depois de assumir a presidência da Comissão de Gestão do Maxaquene, Hermenegildo Mavale aponta como principal triunfo o facto de, em conjunto com os sócios, ter conseguido espantar para sempre o desassossego que se vive há mais de 15 anos, altura em que se começou a falar/ negociar a venda do campo da Baixa, afirmando que “ninguém vai vender o campo porque não é intenção de nenhum sócio, como ficou claro nos diferentes encontros que fomos tendo. (...)

                              Duelo “locomotiva” na Machava

                                FERROVIÁRIO de Maputo-Ferroviário da Beira é o duelo mais esperado da 14ª jornada do Moçambola, um encontro marcado para esta tarde no Estádio da Machava, importante para as aspirações das duas formações na prova.   Na Machava espera-se um grande jogo, numa altura em que as duas formações atravessam uma boa fase. (...)

                                Ver mais