centro de documentação e informação desportiva de moçambique

centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
1
 Artigos
716

MAMBAS JOGAM COM MADAGÁSCAR NA ABERTURA DO TORNEIO DA COSAFA

  A selecção moçambicana de futebol defronta a sua congénere de Madagáscar, no desafio que marcará a abertura da edição 2018 do Torneio da Confederação de Futebol da África Austral (COSAFA), que decorrerá de 27 de Maio a 6 de Junho, na província sul-africana do Limpopo. (...)

    Horácio Gonçalves no lugar do demitido Fábio Costas

      O português Horácio Gonçalves deverá ser apresentado como o novo técnico do Costa do Sol, depois da chicotada psicológica na equipa-técnica canarinha, até à sexta jornada do Moçambola sob liderança do argentino Leonardo Fábio Costa.   Costa tinha como adjunto o também argentino Dardo Valenzuela. (...)

      Atletas que conquistaram ouro e bronze nos "africano" de vólei chegam a Maputo

        Pouco público, mas muita alegria é como se caracteriza a chegada dos atletas, que no último domingo conquistaram as medalhas de ouro e bronze no "africano" de vólei de praia, em Kinshasa, na República Democrática do Congo.   A dupla moçambicana Arsénio Nuvunga e Jorge Monjane conquistou a medalha de ouro depois de 10 jogos e mesmo número de vitórias. (...)

        A vez dos “madodas”

          No passado, colocaram África a seus pés. Marcaram uma geração, fizeram o público exultar com as suas qualidades. Hoje, quais saudosistas, criaram um movimento para celebrar a sua paixão: basquetebol!   E o ponto de encontro é o Torneio Internacional de Maputo de Bola Ao Ar, TIMBA, evento que junta antigas glórias da modalidade da bola ao cesto. (...)

        Sócios e simpatizantes do Benfica de Nampula exigem escolha de novo dirigente

          Sócios e simpatizantes do clube Benfica de Nampula continuam a reclamar a posse do seu  campo e a realização da assembleia ordinária para  escolha de novos membros de direcção. Já foi criada e oficializada uma comissão que deverá trabalhar para a realização da almejada assembleia dentro em breve. (...)

          Afinal, Leonardo Costas foi despedido via telefone!

            Menos de 24 horas depois do seu afastamento do cargo de treinador dos “canarinhos”, o argentino foi  ao Costa do Sol  despedir-se de algumas figuras ligadas à direcção, da equipa técnica e dos jogadores com os quais trabalhou cerca de cinco meses. (...)

            Mambas na Cosafa com Madagáscar, Seychelles e Comores

              A selecção nacional de futebol, os Mambas, está inserida no grupo A da Cosafa-2018, um torneio regional entre selecções nacionais que terá lugar de 27 de Maio a 6 de Junho próximos, na vizinha África do Sul. A selecção nacional está no mesmo grupos com as congéneres do Madagáscar, Seychelles e Comores, respectivamente. (...)

              Leonardo Costas já não é treinador do Costa do Sol

                É a primeira chicotada psicológica no Mocambola 2018. O técnico argentino Leonardo Costas já não é treinador do Costa do Sol desde hoje.   A derrota caseira diante da UD Songo foi a gota que transbordou o copo no ninho do canário, aliada a anteriores resultados negativos na maior prova futebolística do país. (...)

                Tricampeões mundiais de salto à corda retiram-se de provas internacionais

                  “É o fim. Parece mentira mas é verdade. Terminar é tão ruim. Porque tem que ser assim?”, diz o talentoso Matias Damásio, numa das suas composições. A despedida, inacreditável, parece ser inevitável com os tricampeões mundiais de salto à corda -na especialidade de “rope skipping”-, eles que elevaram bem alto a bandeira de Moçambique e fizeram o “Pátria Amada” ecoar em majestosos palcos do Mundo. (...)

                Desporto motorizado arranca com expectativas de revitalização

                  Arrancou, ontem, a época 2018 do desporto motorizado. Os pilotos e organização esperam que este ano seja de revitalização daquela modalidade.   Na categoria dos Max Júnior o grande vencedor foi Rodrigo Almeida que na segunda e terceiras posições ficaram Jefrey Novela e Guilherme Rocha, respectivamente. (...)

                Moçambique participa com quatro equipas na próxima edição da CAF

                  Moçambique vai participar com quatro equipas na próxima edição das competições africanas de futebol, segundo coeficiente de pontos adquiridos pelas equipas nacionais.   A informação, avançada pelo sítio de informações das competições da CAF, refere que duas equipas moçambicanas vão disputar a liga dos campeões africanos e outras duas vão a taça CAF. (...)

                Fazer juba na bilheteira do Estádio Nacional do Zimpeto

                  Causou, há dias, estupefação e indignação nas inflamatórias redes sociais a imagem de um salão de beleza instalado numa das bilheteiras do Estádio Nacional do Zimpeto, infra-estrutura desportiva cuja licitação para a sua construção foi ganha por uma empresa chinesa e as obras estavam avaliadas em USD 57 milhões. (...)

                Da estreia de Sandra Magoliço à afirmação de Ester na NBA

                  Até dia 9 de Abril as duas atletas devem se apresentar em Dakar (Senegal) na NBA Academy Africa. Ester Gomes (18 anos), atleta do Ferroviário das Mahotas, junta-se pela terceira vez ao grupo e foi MVP da última edição do Campda NBA Africa. Sandra Magoliço (15 anos), que alterna entre os escalões juvenil e júnior, é campeã nacional e representou a Selecção Nacional no “Afrobasket” Sub-16. (...)

                Pairam incertezas para as eleições de sábado

                  Há incertezas quanto à eleição este sábado (28) do novo presidente do Maxaquene. As indecisões advêm do facto de haver um movimento que – à semelhança do que aconteceu com Domingos Langa em 2016 – pretende desestabilizar a candidatura liderada por Arlindo Mapande, que se diz ser a única que deu entrada dentro do prazo terminado quarta-feira (18). (...)

                  Hidroeléctricos sobem ao trono

                    A União Desportiva do Songo, com menos um jogo, é o novo líder do Moçambola-2018, depois de derrotar o Costa do Sol no seu próprio reduto por 0-1, numa ronda em que o Ferroviário de Maputo foi destronado, ao averbar uma derrota em Gondola frente à Universidade Pedagógica de Manica. (...)

                    Moçambique “cercado por ilhas”

                      Os Mambas defrontam o Madagáscar a 27 de Maio próximo, em jogo que marca a estreia da equipa nacional na 18ª edição da Taça Castle-Cosafa, agendado para a província sul-africana do Limpopo até 9 de Junho. Comores e Seychelles, também ilhas do Índico, completam o leque de adversários de Moçambique no Grupo “A”. (...)

                      Formação em PTS pode ser canalizada aos clubes

                        A Escolinha do Tico realizou recentemente uma formação para jovens comunitários designada Passaporte para o Sucesso (PTS), com a duração de seis semanas.   Esta é uma ferramenta que habilita o Homem no reforço das suas competências profissionais. (...)

                        Em nossa casa mandamos nós

                          – Estamos todos de parabéns pelo triunfo conseguido. Provámos que em nossa casa nós é que mandamos. É sempre bom brindar e alegrar o país com vitórias, sobretudo com um resultado como este (6-0).    Agradeço aos treinadores pelos ensinamentos que nos têm transmitido para melhorarmos a nossa prestação. (...)

                          Valeu miúdos, assim se honra uma nação!

                            A Selecção Nacional Sub-20 de Futebol, goleou no último sábado, em pleno Estádio Nacional do Zimpeto, a sua congénere das Seychelles por claros 6-0, em desafio da segunda mão da primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar no Níger em 2019. (...)

                            Songo e Costa do Sol acertam calendário

                              A UNIÃO Desportiva do Songo e o Costa do Sol regressam à peleja intramuros após a epopeia nas Afrotaças, recebendo, esta tarde (15:30 horas), o Desportivo de Nacala e o Incomáti, respectivamente, em partidas a contar para a terceira jornada em atraso do Moçambola-2018. (...)

                              Campeão e vice no jogo de tira-teimas

                                O confronto entre os hidroeléctricos e canarinhos está inserido no jogo em atraso da sexta jornada do Moçambola 2018, que se viu forçado a parar por falta de dinheiro para as passagens aéreas.   Depois do “sim” do Governo à proposta apresentada pela Liga Moçambicana de Futebol, acordada pelos clubes para  viabilizar o Moçambola 2018, usando o  transporte terrestre para algumas rotas, a bola continua  a rolar nos relvados nacionais. (...)

                                Ver mais