centro de documentação e informação desportiva de moçambique

centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
1
 Artigos
688

Moses Kibet e Margareth Agai dominam meia-maratona de Maputo

  Há muito aguardada e, por isso, muita concorrência. Uganda, Eritreia, Etiópia, Tanzânia, Africa do Sul, Burundi, Bahrein e, como não podia deixar de ser Moçambique, são os países que marcaram presença na Meia-Maratona Internacional de Maputo. (...)

    Bandeira na quarta janela das eliminatórias ao Mundial da China 2019

      Artur é, neste momento, a bandeira da arbitragem de basquetebol em Moçambique. Único árbitro internacional, Artur Bandeira foi indicado há dias pela FIBA Mundo - sob proposta da FIBA-África -para dirigir jogos do grupo “F” da quarta janela de qualificação da zona africana para o Campeonato do Mundo da China-2019, prova a decorrer de 14 a 16 de Setembro, em Lagos, Nigéria. (...)

    Moçambique irá usar chipes electrónicos pela primeira vez numa prova de atletismo

      Os atletas que irão participar na primeira meia-maratona internacional de Maputo serão monitorados por chips electrónicos, para se cumprir rigorosamente os regulamentos da prova que terá lugar próximo domingo, assegurou, nesta terça-feira, a directora de prova, Ludovina Oliveira. (...)

      Zimpeto como há muito não se via

        FOI a primeira vez desde que a Selecção Nacional é comandada por Abel Xavier que o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) conheceu uma lotação esgotada. Estádio quase a transbordar na tarde/noite de sábado para receber uns guineenses que só não saíram dali com os três pontos no bolso graças a uma conjugação de factores que não cabem nestas linhas. (...)

        MODERNA PISCINA DO DESPORTIVO QUASE PRONTA

          A família alvi-negra já pode rejubilar, pois as obras de remodelação e modernização da piscina e os espaços adjacentes situados no Grupo Desportivo de Maputo já estão a ganhar forma. Este facto foi constatado após uma visita que o desafio efectuou no âmbito do seguimento do trabalho levado a cabo em princípios do ano em curso. (...)

          MOÇAMBIQUE OBRIGADO A VENCER EM MADAGÁSCAR PARA ESTAR NO CAN

            Apenas uma vitória interessa ao combinado nacional (futebol de praia) no jogo da segunda “mão” – a decorrer a 22 Setembro em Madagáscar – depois da derrota por 4-5 na tarde de ontem, no jogo disputado na praia da Costa do Sol.   Na única eliminatória, o vencedor deste confronto qualifica-se para o Campeonato Africano das Nações, a ter lugar no Egipto de 9 a 14 Dezembro do corrente ano. (...)

            MATOLA STADIUM JÁ EM OBRAS

              Iniciaram na quarta-feira (5) passada, no bairro Tchumene I, no Município da Matola, as obras para edificação do primeiro estádio construído de raiz naquela urbe. Trata-se do Matola Stadium, que será a primeira das cinco infra-estrutura a serem erguidas no âmbito do futuro complexo desportivo onde funcionará a academia da Associação Black Bulls (ABB). (...)

            Ana Flávia Azinheira defende dinamização dos jogos tradicionais nas escolas e associações

              A vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira defende que os jogos tradicionais devem  ser dinamizados ao nível das escolas e associações para que haja uma prática regular. Ana Flávia Azinheira fez estas considerações no encerramento do quinto Festival Nacional dos Jogos Tradicionais que decorreu no município da Ilha de Moçambique, em Nampula, durante três dias. (...)

            MOÇAMBIQUE, 2-GUINE-BISSAU, 2: Simplesmente morre o artista e termina o filme

              É ÓBVIO! O filme só termina com a morte do artista. Foi assim sábado no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), no jogo entre Moçambique e a Guiné-Bissau, que acabou empatado a duas bolas e que contava para a segunda jornada do Grupo K de qualificação para o CAN-2019, nos Camarões. (...)

              Lançada primeira pedra para construção do Matola Stadium

                Foi lançada, esta quarta-feira, a primeira pedra para construção do Matola Stadium, infra-estrutura desportiva com capacidade para albergar 12 mil espectadores. As obras de construção terão a duração de um ano e meio.   Depois de ter investido na compra de um clube em Portugal para facilitar a transferência de jogadores moçambicanos para a Europa e assinar uma parceria com o FC Porto para a projecção de novos talentos, a Associação Black Bulls deu esta quarta-feira mais um passo na sua contribuição para o desenvolvimento do desporto moçambicano. (...)

              Maputo será palco de uma das provas com mais tradição no mundo

                Estão já confirmadas as presenças de corredores do Quénia, Eritreia, África do Sul, Etiópia e Uganda na primeira meia-maratona internacional de Maputo, prova que terá lugar no dia 16 de Setembro.   São esperadas três mil pessoas na prova que terá um percurso de 21 quilómetros, sendo que os vencedores em masculinos e femininos terão direito a prémios monetários que não foram revelados na conferência de imprensa de lançamento da mesma. (...)

                Pensamento na vitória

                  QUANDO faltam dois dias para o pontapé de saída do Moçambique-Guiné-Bissau (sábado, 17.00 horas, no Zimpeto) inserido nas eliminatórias de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN)-2019, o ambiente que se vive no seio dos futebolistas nacionais é de muita confiança. (...)

                  “Mambas” na sua máxima força

                    DEPOIS de no primeiro treino (segunda-feira), a Selecção Nacional ter treinado com apenas 15 dos 27 jogadores convocados, no de ontem o grupo esteve completo com a integração dos que actuam na Europa.   Fonte:Jornal Noticias

                    Aquila Mucubaquire e Bernadete Cuamba no Seward County Community College

                      As jogadoras do Costa do Sol seguiram, no passado dia 19 de Agosto, para os EUA onde irão evoluir no Seward County Community College e dar continuidade aos seus estudos, uma vez que ganharam bolsa de estudos. Para elas, a oportunidade de evoluir nas “Lady Saints” marca o início da realização de um sonho pelo qual lutarão diariamente para conseguir alcançar. (...)

                      Do futebol Às malhas da jurisprudência

                        Deambulando por estes terreiros afora, o “Outros Campos” desta edição decidiu trazer a história de um jogador que trocou o futebol para ser guardião da justiça.   Mergulhado no ofício da jurisprudência, onde até hoje vive e defende intransigentemente os direitos fundamentais do Homem, Dimas da Conceição Valente Marôa continua ainda assim ligado à sua paixão de infância, o futebol. (...)

                        Equipa sénior de basquetebol do Ferroviário de Maputo vai às eliminatórias sem nenhum reforço

                          O Ferroviário de Maputo coloca como meta a qualificação para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, durante as eliminatórias da zona VI que terão lugar em Outubro, em Harare, no Zimbabwe.   Depois de conquistar a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal ao vencer na final o seu homónimo da Beira por três a zero nos play-offs da final a melhor de cinco jogos, o Ferroviário de Maputo já pensa na qualificação à fase final da taça de clubes campeões africanos da modalidade. (...)

                          Mambas iniciam preparação com metade dos convocados

                            A selecção nacional de futebol iniciou, esta segunda-feira, os trabalhos de preparação tendo em vista o jogo diante do próximo sábado diante da Guiné-Bissau, inserido na segunda jornada do grupo “K” de qualificação para o CAN-2019.   A primeira sessão de treinos dos Mambas contou com apenas 15, dos 27 jogadores chamados por Abel Xavier para comporem a pré-convocatória com vista ao jogo do próximo sábado, diante da Guiné-Bissau. (...)

                            “Trabalhámos afincadamente para conquistar o título”

                              Os “locomotivas” da capital fizeram o três a zero diante de um adversário com o qual foi preciso recorrer ao jogo cinco nas finais de 2016, em Maputo, e 2017, na Beira. Para Isidro Amade, director do departamento de basquetebol do Ferroviário de Maputo, a conquista do título foi fruto do trabalho árduo da colectividade desde que perdeu o título em 2016. (...)

                              “Europeus” chegam hoje

                                A SELECÇÃO Nacional de Futebol começou ontem a treinar com vista ao jogo frente a Guiné-Bissau no próximo sábado (17:00 horas) a contar para a segunda jornada do Grupo “K” de qualificação para o Campeonato Africano das Nações-Camarões 2019, mas só hoje é que o grupo fica completo com a chegada dos jogadores que actuam na Europa. (...)

                                NÃO PODEMOS CONCORRER EM ÁFRICA COM EQUIPA DO NÍVEL DO MOÇAMBOLA

                                  A União Desportiva do Songo terminou a sua participação na fase de grupos da Taça CAF com mais derrota. Os hidroeléctricos perderam em Marrocos por 2-1 frente ao Renaissance Sportive de Berkane, terminando em terceiro no Grupo “B”, com três pontos, resultantes de três empates. (...)

                                FMF detêm direitos exclusivos de venda de material desportivo dos Mambas

                                  A Federação Moçambicana de Futebol e a Lacactoni assinaram uma adenda do memorando de entendimento, tendo em vista a produção de camisolas oficiais dos Mambas para a venda ao público.   A Lacactoni faz adenda ao contrato com a Federação Moçambicana de Futebol, no sentido de que as camisolas originais dos Mambas passam a ser produzidas por esta empresa para a venda ao público através da FMF. (...)

                                  Ver mais