centro de documentação e informação desportiva de moçambique

centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
1
 Artigos
574

Disputam-se quartos-de-final

  O DISPUTAM-SE hoje os quartos-de-final do Campeonato Nacional de Futsal, que decorre na cidade da Beira, capital provincial de Sofala. À entrada da derradeira jornada da fase de grupos, realizada ontem, já haviam garantido lugares nos “quartos” as formações da Liga Desportiva de Maputo, Liga Desportiva do Chimoio, Grupo Desportivo Iquebal e o campeão em título, Petromoc. (...)

Gonçalves e Cambaco firmes nos Ferroviários da Beira e de Nampula

  O mercado de transferências tem sido uma realidade quando chega esta altura da época do ano. Movimentações de jogadores e de treinadores de uma equipa para a outra, negociações de renovações, confirmações de continuidades de saídas. Enfim, é a saga do chamado mercado de transferência do defeso. (...)

    Apurados semi-finalistas

      FERROVIÁRIO da Beira, UD Songo (pela Série A), Maxaquene e Ferroviário de Maputo (pela B) são os semi-finalistas do Campeonato Nacional de Juvenis que decorre na capital do país, após a disputa da quarta jornada do certame.   Fonte:Jornal Noticias

      Moçambique dirige Comité Africano de Patinagem

        O presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Nicolau Manjate, foi nomeado presidente do  Comité Africano de Patinagem, durante o congresso da agremiação realizado no passado dia 28 de Novembro, no Cairo, Egipto. Manjate irá dirigir este organismo durante dois anos, sendo que o principal objectivo passa por dinamizar a prática do hóquei e a corrida de patins em linha. (...)

        Elas por lá (2)

          Papelão, aliás, Stefâzia Chiziane está a mostrar os créditos com os quais atravessou o atlântico para singrar na terra dos sonhos: EUA. A talentosa, “fininha” e explosiva basquetebolista moçambicano está a fazer a diferença na sua época de estreia, tendo sido nomeada semana passada como melhor jogadora da sua conferência. (...)

        António Repinga: O Papa-Léguas

          Manhã cedo, partia da zona do Aeroporto de Maputo, dispensando os transportes públicos. Saía com uma sacola a tiracolo até à baixa da cidade… a correr! Era o treino matinal, que fazia de preferência nas estradas, correndo como um pardalito livre. (...)

          Há greve no Maxaquene

            DEZENAS de trabalhadores do Clube dos Desportos da Maxaquene estão desde ontem a observar uma greve geral para exigir os seis meses de salários em atraso. Trata-se de três meses do ano passado e outros tantos deste ano.   Fonte:Jornal Noticias

            Moçambique empata e mantém a esperança

              A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-10 empatou ontem a uma bola frente à sua similar do Malawi em desafio da segunda jornada do grupo “A” do Torneio de Futebol da COSAFA, que decorre em Kitwe, na Zâmbia.   Fonte:Jornal Noticias

            Lucas Sinóia: Dureza dos punhos ao serviço da auto-estima

              Protagonizou o KO mais rápido dos Jogos Africanos do Cairo. Estava-se em pleno dia 25 de Junho de 1991. Às 9 horas a delegação moçambicana festejava, um pouco às corridas, mais um aniversário da nossa Independência, em terras egípcias. Lucas Sinóia não pôde marcar presença na festa, porque tinha um combate aprazado para as 13 horas, frente ao campeão africano do escalão, em representação do Gana. (...)

              “Mambinhas” estreiam-se a vencer

                A SELECÇÃO Nacional de Futebol Sub-20 venceu, por 1-0, a sua congénere da República Democrática do Congo, em desafio pontuável para primeira jornada do Grupo “A” do Torneio da COSAFA, que decorre desde o dia 2 de Dezembro em Kitwe, Zâmbia, devendo terminar no dia 15. (...)

              Grande Mestre de Taekwondo em Maputo

                O vice-presidente da Federação Internacional de Taekwondo, ITF, Paul Weiler, chega a Maputo na próxima sexta-feira para dirigir um seminário nacional da modalidade, mais virada para instrutores. É, na verdade, o 7º Seminário Nacional, mas o primeiro curso dos instrutores, depois de ter havido vários outros para treinadores, dirigentes, árbitros e mais. (...)

                UD Songo enfrenta Nkana sem Bhéu e Hélder Pelembe

                  A UNIÃO Desportiva do Songo defronta hoje, às 15.00 horas, o Nkana FC, da Zâmbia, em partida da segunda “mão” da pré-eliminatória da Liga dos Campeões de África, depois de ter perdido na primeira partida, por 1-2, no campo do Ferroviário da Beira.   Fonte:Jornal Noticias

                  “Mambinhas” jogam hoje diante da RDCongo

                    NEM o cansaço originado pela desgastante viagem feita de Lusaka a Kitwe será capaz de impedir que a Selecção Nacional sub-20 de futebol vença hoje (12.00 horas) a sua congénere da República Democrática do Congo, na 25.ª edição do Torneio de Futebol da COSAFA, que pela segunda vez consecutiva tem como palco a cidade de Kitwe, Zâmbia. (...)

                  Título africano para Moçambique

                    MOÇAMBIQUE sagrou-se campeão africano de vela de juniores na classe de “Team Racing”, ao vencer, domingo, a sua congénere angolana na final de regatas por equipas. A equipa moçambicana fez valer o papel de anfitrião, tendo-se impondo aos principais concorrentes, Angola e África do Sul. (...)

                  Mambas sobem cinco lugares no ranking da FIFA

                    A selecção moçambicana de futebol subiu 5 lugares no ranking da FIFA segundo a última actualização. Os Mambas, com 1167 pontos, ocupam agora a 117.ª posição, uma subida que resulta do triunfo sobre a Zâmbia (1-0), no passado dia 18 de Novembro, a contar para a 5ª e penúltima jornada do grupo K de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2019). (...)

                  Despediram-se da Vice e prometem medalhas

                    A delegação moçambicana que vai participar dos jogos desportivos da zona 5 de África (Jogos do AUSC R5) despediu-se nesta segunda-feira da Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, com promessas de honrar o país. Os jogos terão lugar em Gaberone, no Botswana, de 6 a 16 do mês em curso. (...)

                    Recordando a campeã do querer!

                      O ano de 2000, em Sidney, foi o da consagração e glória para Moçambique. Pelas vigorosas pernas de Lurdes Mutola, pela primeira vez, a bandeira da “Pérola do Índico” foi hasteada na maior competição planetária, os Jogos Olímpicos, e o hino nacional tocado, provocando lágrimas em toda a Nação, culminando uma profusão de títulos e medalhas. (...)

                      Costa do Sol faz “limpeza” do balneário

                        O COSTA do Sol é dos poucos clubes do Moçambola que a esta altura já tem o plantel para a temporada-2019 quase fechado. Logo depois de terminar a época-2018, que culminou com a conquista da Taça de Moçambique, a 13ª na história do clube, a direcção “canarinha” tratou de arrumar a casa para a próxima época. (...)

                      Renato Caldeira: o atleta por detrás do escriba

                        O futebol nos anos 60, era uma loucura. Nos bairros, o destaque ia para Mafalala e Xipamanine, com tudo a culminar no “chilunguine”. Ter acesso a um campo e poder ver estrelas como Abel Miglietti, Carlitos ou Mombaça, que tinham nível para entrar “de caras” nos chamados três grandes de Portugal era quase um sonho. (...)

                        O título de A a Z

                            A:Amor esteve no ar na final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores femininos.  A expressão deste sentimento nobre veio, precisamente, no final do jogo Ferroviário de Maputo vs Inter Clube, quando ao anúncio do mestre-de-cerimónias o noivo de Odélia Mafanela” irrompeu pelo pavilhão e pediu a “power forward” em casamento. (...)

                          “Mambinhas” já estão na Zâmbia

                            A SELECÇÃO Nacional de Futebol Sub-20 cumpre na manhã de hoje, sexta-feira, o seu primeiro treino em Kitwe, cidade zambiana que acolhe a partir de domingo até dia 12 de Dezembro próximo a 25ª edição do Torneio COSAFA da categoria. Os “Mambinhas” chegaram ontem a Lusaka, capital da Zâmbia, devendo seguir hoje para o palco da competição. (...)

                          Ver mais