Delito de opinião

0
 Artigos
1473

DELITO: o livro está a chegar

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Já é oficial, posso portanto escrever aqui a boa notícia: a antologia de textos do DELITO DE OPINIÃO vai tornar-se realidade no mês que vem. Isto porque conseguimos reunir um mínimo de 160 apoiantes desta edição que já reservaram e pagaram os seus exemplares. (...)

Tenho dois cães. Não vão a restaurantes.

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Gosto muito de animais, sempre gostei. Já tive gatos, agora tenho cães. Em tempos que vão, tive uma égua. Esforço-me muito por não impor os meus animais a terceiros. Não vou de elevador com eles à rua, vou de escadas. Se alguém vai jantar lá a casa, pois faço por não os ter em casa, vão ali passar umas horas com alguém que os trate bem. (...)

Rio: a primeira valsa em Lisboa

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Anteontem, no segundo acto formal da sua nova existência política como presidente do PSD (o primeiro, na véspera, fora uma audiência protocolar com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém), Rui Rio reuniu-se durante duas horas e meia com o primeiro-ministro, na residência oficial de São Bento. (...)

Assim se vê a força do PC

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Após a democracia a mentalidade colonial (uma visão do mundo, e uma concepção de Portugal nesse mundo) continuou resistente no país. Muito vigorosa, particularmente na direita profunda e no republicanismo do PS, que a este foi âmago - tudo muito consistente com a história colonialista da I República e do advento do Estado Novo. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
    Angola, Me Diz Ainda, de José Luís Mendonça Poesia (edição Guerra & Paz, 2018) "A presente edição não segue a grafia do novo acordo ortográfico"

Desta vez há algo de novo e Trump (estranhamente) percebeu

 Delito de opiniãoQuarta feira
Ilustração de Andrea Ucini/NYT    Quem diria que seria Donald Trump a propor uma mudança legislativa restritiva em matéria de armas... É certo que a ordem executiva que o Presidente assinou, e que obriga o Departamento de Justiça a rever a lei, é bastante limitada e incide apenas na proibição da venda de acessórios ("bump-stocks) que permitem modificar armas semi-automáticas em automáticas, mas, mesmo assim, já é qualquer coisa. (...)

Já li o livro e vi o filme (222)

 Delito de opiniãoQuarta feira
       EMMANUELLE (1959) Autora: Emmanuelle Arsan Realizador: Just Jaeckin (1974) Poucos géneros cinematográficos envelheceram tão mal como o soft porno, que na década de 70 seduziu multidões. O filme é uma curiosa relíquia desse tempo em que se mitificava a liberdade sexual como prelúdio ou complemento da revolução social. (...)

Sermão ministerial a jornalistas

 Delito de opiniãoQuarta feira
A política externa deve dar pouco que fazer ao titular da pasta dos Negócios Estrangeiros. Só assim se explica que Augusto Santos Silva tenha assinado um longuíssimo artigo com 17 mil caracteres na Folha de S. Paulo onde, entre alusões ao populismo e às novas plataformas da comunicação, se permite dar sermões, distribuir ralhetes e apregoar deontologia profissional aos profissionais da comunicação social. (...)

Faz falta ter generais com sorte

 Delito de opiniãoTerça feira
 Foto: Miguel Manso/Público   Napoleão costumava dar preferência, no seu estado-maior, aos generais com sorte. Tenho-me lembrado disto desde o fim de semana a propósito da pouco afortunada escolha pessoal assumida por Rui Rio para uma das vice-presidências do PSD: Elina Fraga, a recordista das vaias do recente congresso social-democrata. (...)

O gozo de criar problemas

 Delito de opiniãoTerça feira
  O Governo das Baleares apresentou um projecto de decreto que exige o conhecimento da língua catalã aos profissionais de saúde daquela comunidade autónoma. Dito de outra forma, para exercer a profissão de enfermeiro ou de médico nas Baleares passará a ser obrigatório o domínio do catalão. (...)

Cá Por Casa

 Delito de opiniãoSegunda feira
Adolescente Prieto, ó mãe, tenho uma coisa para pedir. Então diz lá. É que lá na escola, como estamos na quaresma, não fazem pão com chouriço à sexta. Ai sim? Pois, em vez de pão com chouriço, fazem pão com Nutella. E é tão bom, mas tão bom, mãe. (...)

A sorte protege os que a gente sabe

 Delito de opiniãoSegunda feira
Se todas estas pessoas que se chegaram à frente quisessem mesmo contribuir para o PSD, não se anunciariam como "soldados do Rui Rio" e sim como sargentos ou furriéis. Esses é dão o corpo (e a mente) ao manifesto. Já eu, que visitei e comi em várias messes, não daria um passo em frente por menos do que Alferes. (...)

    Pensamento da Semana

     Delito de opiniãoSegunda feira
    Melhorar é diferente, se não contrário, de incrementar. Melhorar será acrescentar qualidade para que mais pessoas atinjam e ultrapassem a fasquia. Incrementar é baixar a fasquia para que mais pessoas passem por ela.

    Sugestão: um livro por dia

     Delito de opiniãoSegunda feira
        Uma Semana nos Rios Concord e Merrimack, de Henry David Thoreau Tradução de Luís Leitão Viagens (edição Antígona, 2018)

    Congressos tensos e congressos inexistentes

     Delito de opiniãoSegunda feira
    Fouçando de novo em seara alheia, não posso deixar de considerar simplesmente miserável esta "espera" que algumas figuras do aparelho laranja fizeram a Rui Rio no congresso do PSD, com a palma a ser ganha por Luís Montenegro e o seu discurso transbordante de rancor. (...)

    Congresso do PSD: quatro notas

     Delito de opinião2018-02-18
    1. Rui Rio reafirmou a sua convicção de que o PSD é um partido com "matriz social-democrata", ainda que a social-democracia esteja em recuo acelerado um pouco por toda a Europa. Louvo-lhe a coragem política.   2. Mal iniciou funções na presidência do PSD, o novo líder já tem adversário interno assumido: Luís Montenegro chegou-se à frente e marcou o território. (...)

    Um privilégio inaceitável

     Delito de opinião2018-02-18
      Deter um juiz em Portugal é mais difícil do que no resto da Europa. Nada que surpreenda. Mas seguramente algo que devia envergonhar-nos enquanto cultores do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei - uma das traves-mestras do nosso ordenamento jurídico-constitucional. (...)

    Blogue da semana

     Delito de opinião2018-02-18
    Uma praia de lucidez e serenidade em tempos revoltos, mesmo quando o espaço é ocupado pelo cantinho do hooligan. A Origem das Espécies do Francisco José Viegas é o nosso blogue da semana.

    É já para a agenda

     Delito de opinião2018-02-16
    Quem não aparecer vai reencarnar como escaravelho da batateira, só estou a avisar. Livro à venda num Pingo Doce perto de si a partir do próximo dia 21.

    Ver mais