Delito de opinião

0
 Artigos
1437

Quanto tempo o tempo tem

 Delito de opiniãoPublicado ontem
 Vivemos na absurda velocidade furiosa, não temos tempo. Não temos para a família, para os amigos, para pensar em estratégias, não temos tempo para nós. A vertigem das redes sociais, do estar permanentemente ligado, incapazes da solidão, é um dos maiores males do século XXI. (...)

Celebração da vida

 Delito de opiniãoPublicado ontem
   Imagens do facebook da editora Manuscrito   Gostei muito de passar pela Central Tejo ao fim da tarde de segunda-feira e ver a ampla sala cheia de amigos e admiradores do Pedro Rolo Duarte na sessão de apresentação do seu livro póstumo - e "o melhor", como bem salientou Miguel Esteves Cardoso. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
   Poesia Reunida, de Manuel Resende (edição Cotovia, 2018)

Pintores sem prazo de validade

 Delito de opiniãoPublicado ontem
 Maria da Fonte, quadro de Júlio Pomar (1957)     «Leva muito tempo tornarmo-nos jovens.» Picasso   Sempre me questionei sobre o motivo da longevidade dos pintores, muito superior à de escritores e músicos, e apenas equiparável à dos arquitectos. (...)

Pensamento da semana

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  O Sporting é um clube impróprio para cardíacos.   Este pensamento acompanha o DELITO durante toda a semana

O enforcamento das mulheres dos jihadistas

 Delito de opiniãoQuarta feira
Quando expulsou o movimento Estado Islâmico do seu território, o exército iraquiano, com a assistência das milícias curdas, capturou centenas de familiares dos jihadistas, sobretudo mulheres e crianças, muitas das quais terão sido certamente vítimas da brutalidade dos combatentes radicais. (...)

Eu não.

 Delito de opiniãoTerça feira
Há muito que acho que a situação na Catalunha ultrapassa tudo o que é admissível num Estado democrático. Governantes e deputados que se limitaram a executar o programa com base no qual foram eleitos encontram-se presos preventivamente há largos meses, como se fossem meros arruaceiros que invadiram a academia de Alcochete. (...)

Confuso?

 Delito de opiniãoTerça feira
  A Guardia Civil, a força policial vista como braço armado do Governo de Rajoy na Catalunha, pelo menos segundo os catalanistas portugueses, deteve hoje Eduardo Zaplana por suspeitas de branqueamento de capitais. Zaplana foi ministro no Executivo liderado por Aznar e é um dos barões do Partido Popular. (...)

A hipocrisia da esquerda.

 Delito de opiniãoTerça feira
O que caracteriza certos políticos de esquerda é precisamente a sua refinada hipocrisia. Enchem-se de proclamações morais, quando eles próprios dão um péssimo exemplo no seu comportamento pessoal. Na Espanha em 2012 Pablo Iglésias publicou no twitter uma crítica ao Ministro da Economia do PP perguntando: "Entregarias a economia do país a quem gasta 600 mil euros num apartamento de luxo?". (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoTerça feira
    A Foz em Delta, de Manuel Gusmão Poesia (edição Avante!, 2018)

Resist

 Delito de opiniãoSegunda feira
 Os miúdos do Centro Social Comunitário do Bairro da Flamenga com Roger Waters, depois de terem saído do palco, onde fizeram o coro da música Another Brick in The Wall/Foto: Alexandre Guerra   A grandiosidade artística só está ao alcance daqueles que a procuram. (...)

Blogue da semana

 Delito de opiniãoSegunda feira
Não se fala de outra coisa, por isso vale a pena acompanhar, por estes dias, o És a Nossa Fè, blogue onde pontuam vários elementos do Delito. É a minha escolha - isenta - para esta semana, visto que até sou do Benfica.

Fotografias tiradas por aí (409)

 Delito de opinião2018-05-20
Perto de Ervedal da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, 2018. 

Leituras

 Delito de opinião2018-05-20
  «Se tu conseguires estar em boas relações com o Tempo, ele deixa fazer ao relógio quase tudo o que tu quiseres.» Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, p. 52 Ed. Abril/Controljornal, 2000. Tradução de Vera Azancot. Colecção Biblioteca Visão.

Ontem, no Porto

 Delito de opinião2018-05-20
  2017 - As Frases do Ano Na Livraria Bertrand do Shopping Cidade do Porto 

    A perlenga

     Delito de opinião2018-05-19
      Duas horas de perlenga, atacando os jogadores e afagando as claques quatro dias após aquelas indescritíveis cenas em Alcochete: foi das coisas mais obscenas que tenho ouvido desde sempre no Sporting. Agravadas pelo cobarde ataque que fez à ex-mulher na sua "comunicação ao País" - o que demonstra como confunde já o clube, onde se imagina como Presidente-Sol, com a vida familiar. (...)

    O comentário da semana

     Delito de opinião2018-05-19
    «Será o futebol uma religião, um culto em que os adeptos, os crentes, os que seguem a intolerante e inabalável palavra do senhor são extremistas ao ponto de praticar actos vis de autêntico terrorismo do mais poltrão, que é aquele que se faz pela calada, sem dar a cara? Estando a lei contra a violência no desporto arrecadada no pó dos dias, reacções de comentadores políticos e discursos de políticos pouco correctos e inflamatórios, principalmente dada a proveniência, não vão ajudar em nada o esclarecimento das coisas e mais uma vez a culpa, por mais que se pense conhecê-la em verde, vai acabar nas costumeiras águas de bacalhau, enquanto que futebol e política, que deveriam estar como água para chocolate, andam juntos a chafurdar numa lama que já fede há muito tempo. (...)

    Descubra as diferenças

     Delito de opinião2018-05-19
      Moscovo, Agosto de 1991     Lisboa, Maio de 2018

    Les beaux esprits... e tal e coisa

     Delito de opinião2018-05-18
     Os meus amigos sportinguistas (especialmente aqui no blogue) que me perdoem, mas é-me difícil resistir.   Espero no entanto que as coisas se resolvam depressa e com o mínimo de prejuízo para o Sporting. Zero prejuízo é já impossível.

    Ver mais