Delito de opinião

0
 Artigos
1134

O comentário da semana

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  «Quem nunca leu Homero e Platão não sabe sequer ler.»   Do nosso leitor André Miguel. A propósito deste meu postal.

Leituras

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  «Não há nada mais igual do que o mar ou o lume ou uma flor. Ou um pássaro. E a gente não se cansa de os ver ou ouvir. Só é preciso que se esteja disposto para achar diferença nessa igualdade. Posso olhar o mar e não reparar nele, porque já o vi. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett Fixação de texto de Ana Castro Salgado Teatro (reedição Guerra & Paz, 2018) "A presente edição não segue a grafia do novo acordo ortográfico"

May é fraca, mas coerente. Corbyn nem isso!

 Delito de opiniãoSexta feira
Tony Blair voltou esta Sexta-feira a falar sobre o Brexit numa entrevista à BBC News e num discurso dirigido aos líderes europeus. Fê-lo com clareza e sem floreados: em breve haverá uma maioria no Parlamento britânico que exigirá um “final say referendum” sobre o Brexit. (...)

E uma greve de chico-espertos?

 Delito de opiniãoSexta feira
Este ano a época natalícia confunde-se com a época grevista. Há dias, um noticiário começou falar das greves em curso e só aos vinte minutos é que mudou de assunto. Havia-as de enfermeiros, estivadores, guardas prisionais, oficiais de justiça, bombeiros, funcionários da RTP, transportes públicos (como não podia deixar de ser), etc, etc, etc. (...)

A Catalunha paga.

 Delito de opiniãoQuinta feira
Sempre que vejo esta qualificação de Espanha como um país rico, penso sempre que são os catalães, a quem recusam a independência, a pagar a conta.

Quem não tem cão caça com PAN

 Delito de opiniãoQuinta feira
  O PAN, justamente preocupado com possíveis situações de stress psicológico causadas aos bichinhos pelos ancestrais provérbios populares desde sempre ligados à tradição portuguesa, vem agora recomendar que ponhamos de parte este péssimo hábito e passemos a dizer expressões alternativas, tais como «pegar na flor pelos espinhos» em vez de «pegar no touro pelos cornos». (...)

Assumptos do dia

 Delito de opiniãoQuarta feira
Quando comecei a trabalhar em jornais, no final dos anos 80, as redacções estavam a ser informatizadas e nelas conviviam jornalistas diferentes, alguns que tinham aprendido na tarimba, outros que escreviam como deuses, numa mistura social com algum choque de gerações. (...)

Glenn em estado de graça

 Delito de opiniãoQuarta feira
                                                    A Mulher Mal entrei, reparei que na sala – uma pequena sala de cinema de Lisboa – a plateia era quase exclusivamente feminina. Eram quinze mulheres para um homem. Sorri do presumível efeito dissuasor que um filme chamado “A Mulher”, no original “The Wife”, terá nas audiências masculinas. (...)

Marcelo

 Delito de opiniãoQuarta feira
  Setenta anos, celebrados hoje. Em plena forma. Com níveis de popularidade altíssimos já após ter cumprido mais de metade do seu mandato. Em tempos que convidam à depressão colectiva e ao afastamento entre eleitores e eleitos, ele persiste em fazer a diferença. (...)

Leitura recomendada

 Delito de opinião2018-12-11
  Carta ao aluno que não lê "Os Maias". De Afonso Reis Cabral, na  Visão.  

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opinião2018-12-11
  A Morte Difícil, de René Crevel Tradução e apresentação de Aníbal Fernandes Romance (edição Sistema Solar, 2018)

Denis Mukwege, Nobel da Paz

 Delito de opinião2018-12-11
Um discurso absolutamente extraordinário, meia hora iluminadora. (Infelizmente não encontro versão legendada em português. Existirá? Não há um serviço público televisivo?)

Leitura recomendada

 Delito de opinião2018-12-10
«Não houve excessos no reinado de Agostinho Neto, houve, sim, terrorismo de Estado. De Carlos Pacheco, no Público.

May Day.

 Delito de opinião2018-12-10
Quando um chefe de governo faz esta figura no Parlamento, é óbvio que o seu tempo acabou. Theresa May deveria ir-se imediatamente embora e poupar o Reino Unido a mais episódios tristes destes. Quem vier a seguir que aproveite a abébia que o Tribunal de Justiça da União Europeia (tão criticado pelos defensores do Brexit) acaba de lhes dar. (...)

O comentário da semana

 Delito de opinião2018-12-09
«A raiva que atravessa as jacqueries resulta de uma má consciência provinda do vislumbre dessa insignificância, desse desperdício, em que se atolaram as suas próprias vidas. Mais que os combustíveis, é a frustração, pelo futuro atrasado, a sua matéria inflamante - e como está anda distante a próxima Black Friday!Mais que revoluções exteriores, precisamos de reformas interiores. (...)

Os tiagos na vizinhança

 Delito de opinião2018-12-08
  Ainda estou a por o gorro e as luvas e vejo-os passar, a estes “tiagos amarelos” de cá, tão poucos que os julgo a cauda da manifestação, mas logo me afianço que não, pois mais à frente vão uns poucos mais, tudo apressado com ar de quem já está na hora do almoço. (...)

De novo os coletes amarelos.

 Delito de opinião2018-12-08
A situação em França demonstra bem o flop total que está a ser a presidência de Macron, como aliás já antes o tinha sido a presidência de Hollande. O movimento En Marche não passou de uma total mistificação, como se alguém que foi Secretário-Geral Adjunto do Presidente Hollande e depois Ministro da Economia no governo Valls pudesse representar alguma novidade em relação ao Presidente anterior. (...)

Votação ainda em aberto

 Delito de opinião2018-12-08
  Passo por aqui só para recordar que este nosso (e vosso) DELITO DE OPINIÃO figura entre os cinco finalistas ao galardão Sapo do Ano 2018, saudável competição que por estes dias anima a blogosfera, graças a uma excelente iniciativa da Magda Pais e do David Marinho. (...)

A oposição

 Delito de opinião2018-12-07
  Reparem em quem causou maior mossa a António Costa no último mês. Terá sido alguém da oposição? Nem por sombras. Foi o líder parlamentar do PS ao promover um levantamento de rancho da sua bancada contra a ministra da Cultura, incondicional de Costa e protegida do primeiro-ministro. (...)

Ver mais