Delito de opinião

0
 Artigos
1233

A ler

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Todos os dias compro um jornal. Pelo menos um jornal. Hoje comprei o Público, só pela entrevista de Ana Sá Lopes a Vasco Pulido Valente. E valeu a pena, claro. Se não tivesse mais nada, já justificava o que paguei pelo meu exemplar.

Blogue da semana

 Delito de opiniãoPublicado ontem
O International Institute for Strategic Studies (IISS) é um dos mais reputados think tanks do mundo nas áreas das Relações Internacionais, Defesa e Segurança, sendo que, numa altura em que os media tradicionais, enquanto fontes de informação credível, estão cada vez mais fragilizados, em parte devido à displicência jornalística na execução do seu trabalho e à cedência ao imediatismo e às "fake news", mais do que nunca, é importante procurar informação em sites ou blogues devidamente validados, como é o caso do Military Balance Blog do IISS. (...)

O acessório e o essencial

Esquecemo-nos com demasiada frequência de que os políticos são gente comum, com qualidades e defeitos como qualquer de nós. E por vezes com dramas íntimos que merecem o nosso respeito e o nosso apoio. Reflicto nisto a propósito de Bernardino Soares, ex-líder parlamenter do PCP e actual presidente da Câmara de Loures: ele e a mulher, Marta, têm um filho que nasceu há três anos com grave insuficiência respiratória devido ao parto prematuro. (...)

Brasil (e não só)

Um maravilhoso texto autobiográfico de Eric Cantona, no qual escreve sobre a essência do futebol, o estado do futebol actual, e desvenda o segredo dos triunfos do Manchester United. Mas acima de tudo sobre o mundo actual. Sinto-o imperdível: What is the meaning of life? Sobre o mundo actual um belo texto de António Guerreiro, Sob o signo do politicamente correcto, no Público de ontem. (...)

    Ministros demitidos enquanto aprovavam orçamento.

    Para mim, isto é demasiado baixo para constituir sequer falta de sentido de Estado. Representa pura e simplesmente deslealdade e grosseria para com pessoas que, bem ou mal, estavam a exercer com sacrifício um cargo público. Adenda: Este se calhar aparece agora a dizer isto tão rapidamente porque tem medo de ser também demitido sem o saber. (...)

    Leituras

      «O luar torna o homem mais civilizado no homem mais primitivo.» Frederick Forsyth, Chacal (1971), p. 265 Ed. Livros do Brasil, 1998. Tradução de Alexandre Costa. Colecção Dois Mundos, n.º 242

    Jornalismo de referência: o estado da arte

     Delito de opiniãoSexta feira
    Expresso. Edição em papel de 13 de outubro. O título "A reforma que Rio quer fazer em Segredo", desperta-me a curiosidade. Começo a ler. O texto do artigo revela que o PSD entregou aos partidos com assento na AR uma proposta para um pacto de reforma da Justiça. (...)

    Somos jovens, autonomia pode esperar, os pais aguentam...

     Delito de opiniãoQuinta feira
    No estado do mundo, os mais jovens dedicam-se a pensar e a repensar na vida, são muitas horas condicionadas por cenários abstractos, catastróficos, reais ou irreais e que têm por base verdades do tempo que vivemos: os ordenados são baixos, o mercado é difícil e complexo, os estudos não garantem nada, a falta de estudos garante ainda menos, ter um projecto de autonomia, libertar âncora e sair de casa dos pais é cada vez mais complicado. (...)

    Os beijos dos mais-velhos

     Delito de opiniãoQuinta feira
    (Escola Portuguesa de Moçambique, Maputo)     1. Esta historieta que corre em Portugal lembra-nos, cá em casa, um episódio. Em Março de 2010 Sócrates visitou Moçambique. Em época tão avançada do seu poder só os Santos Silva, Vieira da Silva, Leitão Marques e quejandos, mais os seus propagandistas a la blog Jugular ou Eixo do Mal, secundados pela mole de aficionados deficientes cívicos, podiam ainda negar o quão corrupto e corruptor do país o energúmeno seguia, e o quão abjectos eram os apparatchiki, essa rede clientelar que hoje de novo tanto se (ka)move no poder. (...)

      Estátuas dos nossos reis (53)

       Delito de opiniãoQuinta feira
          D. Dinis (1279-1325)   Autor: António Tavares Ano da inauguração: 1634 Localização: Coimbra, Porta Férrea da Universidade

      Sem certezas nem trincheiras

       Delito de opinião2018-10-17
      Vivemos num mundo povoado de gente grávida de certezas inabaláveis. Ai dos discordantes, ai dos que duvidam, ai dos que se atrevem a exprimir opiniões moderadas, ai daqueles que não arriscam sentenças definitivas sobre qualquer assunto. São encarados, no mínimo, como cidadãos de segunda. (...)

      #EleNãoJoãoLourenço ?

       Delito de opinião2018-10-17
      200 000 congoleses expulsos de Angola, entre os quais refugiados (pelo menos 27 000). A indução de uma desgraça humanitária. Relatos iniciais de saque dos bens dessa população. Violação dos tratados internacionais. Ferocidade e cupidez da tropa angolana, soberanite desbragada do poder angolano. (...)

      Penso na reforma, faço cenários e caio na real

       Delito de opinião2018-10-17
      Aceita, Patrícia, que custa menos. Faltam-me 17 anos de labor.   Ciclicamente faço contas à vida. Mudo a minha imagem no mural do Facebook para um frame do filme da Disney "Branca de Neve e os Sete Anões". Alguém decidiu fazer do espaço Disney e das mil personagens uma plataforma de ironia, e, nesta imagem, a Branca de Neve surge de bruços (imagino que no escuro da floresta assustadora, depois de escapar às mãos terríveis da madrasta que a quer ver longe e, preferencialmente, morta) e a legenda reza assim: cansei, quero aposentar-me. (...)

      A importância do segredo

       Delito de opinião2018-10-16
      Para os saudosos da Guerra Fria, os tempos que se vivem actualmente no sistema internacional são de anarquia total ao nível da comunidade de intelligence militar e paramilitar, mergulhada numa lógica de far west, onde se dispara primeiro e se pergunta depois, mesmo que em plena luz do dia, à vista de todos. (...)

      "Cinzas" da Beira Alta, de Miguel Valle de Figueiredo, em Lisboa

       Delito de opinião2018-10-16
          Quando foi inaugurada em Tondela referi aqui no Delito de Opinião - mostrando, em baixa definição, várias das 42 imagens - esta "Cinzas", a exposição fotográfica que o Miguel Valle de Figueiredo construiu a partir do seu trabalho de três meses nas regiões da Beira Alta devastadas pelos fogos de 2017. (...)

        A CP no seu melhor

         Delito de opinião2018-10-16
          Linha do Douro. Apanho de manhã o comboio em Ferradosa para seguir até ao Pinhão e mergulho na janela para um banho de beleza inesquecível. Esta linha tem a responsabilidade imensa de revelar ao mundo um dos nossos maiores tesouros paisagísticos. (...)

        Estátuas dos nossos reis (51)

         Delito de opinião2018-10-16
              D. Afonso III (1248-1279)   Autor: Euclides Vaz Ano da inauguração: 1970 Localização: Leiria, Largo da República

        Frases de 2018 (38)

         Delito de opinião2018-10-16
        «Aprendi tarde, mas ainda a tempo, que um Orçamento serve sobretudo para ser aprovado. A sua execução convoca toda uma outra conversa.» Daniel Bessa, ex-ministro da Economia, em texto publicado no Expresso (13 de Outubro)

        Agustina

         Delito de opinião2018-10-15
          Agustina Bessa-Luís, romancista maior da língua portuguesa, nasceu faz hoje 96 anos. Será motivo para celebração na intimidade familiar a que se recolheu e é seguramente motivo para todos nós, seus leitores, lhe desejarmos votos de felicidade pessoal, certos como estamos de se tratar de alguém que ainda em vida já cruzou o portal da perenidade – algo a que muitos ambicionam mas raros alcançam. (...)

        Estátuas dos nossos reis (50)

         Delito de opinião2018-10-15
            D. Afonso III (1248-1279)   Autor: António Duarte Ano da inauguração: 1959 Localização: Faro, na Praça D. Afonso III, junto ao Museu Municipal

        Ver mais