PÁGINA GLOBAL

_______________________________________________________________LUSOFONIA EM DESTAQUE
0
 Artigos
2635

Vitória de Netanyahu é o voto de Israel por um conflito sem fim com a Palestina

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Robert Mackey* | The Intercept, em 11 abrilOs eleitores de Israel endossaram o status quo de maneira esmagadora ao reeleger o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ele prometeu simplesmente ignorar a pressão internacional cada vez menor para acabar com o domínio militar israelense sobre uma população cativa de milhões de palestinos, que vivem sem direitos civis nos territórios ocupados por Israel em 1967. (...)

Israel usa presos palestinos como cobaias em experiências médicas

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Organização acusa Israel de autorizar uso de presos palestinos como cobaias em experiências médicasO governo israelense autorizou as companhias internacionais a usar presos palestinos para seus ensaios científicos, segundo denúncia de Muhamad Baraka, chefe do Comitê de Seguimento dos Cidadãos Árabes nos territórios ocupadosA organização pan-arábica Comitê de Seguimento dos Cidadãos Árabes difundiu uma denúncia através de uma reportagem do canal HispanTV afirmando que “o regime de Tel Aviv autorizou várias companhias internacionais a usar os presos palestinos como cobaias em suas novas experiências médicas”. (...)

Moçambique | Fome afeta mais de 44 mil famílias em Inhambane

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
A insegurança alimentar atinge mais de 44 mil famílias na província de Inhambane, no sul de Moçambique. Autoridades já falam em situação de emergência. Camponeses apostam na agricultura sustentável para mitigar a fome.A insegurança alimentar em Inhambane está relacionada com diferentes motivos, desde enxurradas provocadas por cheias e até falta de chuvas em algumas localidades - fenómenos que prejudicam a agricultura. (...)

Moçambique | Libertados jornalistas Amade Abubacar e Germano Adriano

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Jornalistas foram detidos no início do ano. Agora, depois de vários apelos internacionais, foram libertados, anunciou o Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA Moçambique)."Os dois jornalistas da Rádio e Televisão de Macomia, presos em Cabo Delgado, foram hoje restituídos à liberdade sob termo de identidade e residência", anuncia em comunicado a ONG de defesa da liberdade de imprensa MISA Moçambique, num caso que centrou atenções internacionais desde a detenção de Amade Abubacar, em 05 de janeiro. (...)

Angola | Holding do extinto BESA pede condenação de sócios

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Sócios e gestores angolanos do português Banco Espírito Santo no extinto BESA (Geni, Portmill, Álvaro Sobrinho e Carlos José da Silva) foram notificados para contestarem um pedido de condenação em curso no Tribunal Provincial de Luanda.Num edital publicado ontem no Jornal de Angola, a Sala do Cível do Tribunal Provincial de Luanda solicita que as quatro partes respondam aos autos em curso naquela instância judicial de uma “acção declarativa de condenação” movida pelo banco que aloja os activos tóxicos da antiga holding portuguesa do Banco Espírito Santo Angola (BESA), chamando-os para apresentarem a contestação. (...)

Angola | Reagentes do VIH usados no país davam falsos resultados

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Cerca de 310 mil é o número estimado de pessoas em Angola que estejam a viver com VIH. Destes, 190 mil são mulheres, muitas em estado de gestação. A revelação é da directora do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Maria Lúcia Furtado. A responsável sublinha que, no país, cerca de 70 por cento das pessoas infectadas só se dirigem às unidades hospitalares quando estão com sinais e sintomas muito evidentes da doença, o que revela falta de cultura de fazer o teste com antecedência, sem depender de sintomas. (...)

Partido da oposição na Guiné Equatorial denuncia prisão de líder no Chade

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Convergência para a Democracia Social, da oposição, exige a libertação imediata do seu líder, Andrés Esono Ondo, detido no Chade no dia 11 de abril. E acusa o Governo chadiano de "sequestro institucional"."As autoridades da República do Chade deram a entender que não têm motivos para deter Andrés Essono e que o libertariam rapidamente. (...)

Guiné-Bissau | Não votação de cargos dos vice-presidentes do parlamento acontece

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Abdulai Keita* | opiniãoNa realidade e com efeito, o problema colocado pelo chumbo do candidato proposto ontem (18.04.2019) na sessão inaugural da X Legislatura da ANP pelo MADEM – G. 15, para o posto do 2º Vice-Presidente da Mesa desta instituição, via Artigos 26º e 27º do Regimento atualmente em vigor, é muito simples e de fácil entendimento. (...)

Guiné-Bissau | Cipriano Cassama reúne com partidos parlamentares

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama está reunido neste momento com os líderes dos partidos com assento parlamentar, soube à Rádio Jovem junto da fonte oficial.O encontro decorrer no hemiciclo guineense visa encontrar solução para a composição da mesa que irá dirigir o Parlamento. (...)

Portugal | Costa foi "incomodado" por eles e não é caso isolado

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Caso “estranho” aconteceu ontem no aniversário do PS quando António Costa discursava. Pequeno grupo de jovens pareceu levar por diante uma caricata e inusitada contestação relativamente à construção do aeroporto no Montijo. Não, não era caso isolado nem o pequeno grupo está sozinho, eles são ativistas da Extinction Rebellion - que pode visitar no Facebook. (...)

Portugal | Justiça dá passo decisivo para prender Duarte Lima

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Processo Homeland já está nas mãos da juíza Margarida Alves, que agora terá de calcular o tempo exato de prisão que Duarte Lima ainda tem de cumprir e emitir os mandados de detenção.O ex-líder parlamentar do PSD pretende entregar-seepois de 15 dias 'estacionado' no Tribunal da Relação de Lisboa, o processo Homeland seguiu esta segunda-feira para o Tribunal Criminal de Lisboa na carrinha que todas as semanas leva processos de um tribunal para o outro. (...)

A Reforma... Henricartoon fica avisado

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
“A Reforma”, título do cartoon de Henrique Monteiro em Henricartoon. Dir-se-ia que existem todas as probabilidades de o cartoon ficar rapidamente desatualizado face ao que se fala sobre a idade de reforma. Assim será, porque a presente obra foi publicada em 2016, quando a idade de reforma não estava vilmente ameaçada com a perspetiva de se “trabalhar até morrer”, nem de “morrer a trabalhar”. (...)

Portugal | "Eles caíram de páraquedas por causa dos aviões no aeroporto do Montijo"

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Há gente capaz de tudo para ganhar uns efémeros momentos de fazerem notar a sua contestação após a escolha do que consta no menú das contestações. Há 50 anos atrás também um jovem em Coimbra desnudava o traseiro e oferecia à vista do elenco salazarista que pomposamente se deslocara à Universidade de Coimbra sem dar importância à crise académica estava em ebulição. (...)

Os EUA flertam com o direito nazi - Boaventura

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Por se oporem aos projetos de Washington, Julian Assange e Lula estão submetidos à lógica do “inimigo interno”, que floresceu com Hitler. Sob aparência de normalidade democrática, o Ocidente avança para o Estado de exceçãoBoaventura de Sousa Santos* | Outras PalavrasO problema da transparência, tal como o da luta contra a corrupção, é a sua intransparente seletividade. (...)

O Estado Profundo contra a WikiLeaks

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Pepe Escobar [*]A acusação a Julian Assange feita pelo FBI parece um sonâmbulo a passear. Nenhuma evidência. Sem documentos. Nenhum testemunho seguro. Só um fogo cruzado de condicionais. Mas nunca subestime a chicana contorcionista dos funcionários do governo dos EUA. (...)

Sri Lanka, um país asiático nas mãos do terror islamista?

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Atentados que mataram e feriram centenas chamam a atenção para tensões sociais e religiosas no país insular do Oceano Índico de maioria budista, onde há dez anos a violência comunal parecia relativamente sob controle.O governo do Sri Lanka declarounesta segunda-feira (22/04) que o grupo fundamentalista islâmico local National Thowfeek Jamaath (NTJ) estaria por trás dos atentados fatais a bomba do Domingo de Páscoa, resultando em quase 300 mortos e outras centenas de feridos. (...)

Após investimento bilionário na saúde pública, expectativa de vida bate recorde na Rússia

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
A expectativa de vida dos russos segue aumentando e bateu um novo recorde: 72,9 anos. Entre os motivos do aumento estão o crescimento da expectativa de vida dos cidadãos rurais e a implementação do plano nacional de saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela ministra da Saúde, Veronika Skvortsova. (...)

Ucrânia: Mais um país que aposta no escuro

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Ferreira Fernandes | Diário de Notícias | opiniãoEntão, lá foi eleito. Vladimir Zelenski, 41 anos, comediante, sem nunca antes ter estado na política, candidato que apareceu sem programa, sem fazer promessas nem comícios, foi eleito presidente da Ucrânia, plebiscitado por quase três em quatro ucranianos (73 por cento). (...)

Portugal | Valeu a pena o inquérito às rendas elétricas?

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Mariana Mortágua* | Jornal de Notícias | opiniãoA Comissão de Inquérito às rendas excessivas pagas às empresas de eletricidade ouviu dezenas de pessoas, antigos responsáveis de governos, representantes de empresas e figuras como Luís Amado, que incarnam ambas as condições. (...)

Livros gratuitos e sessões de leitura com vista 360º sobre Lisboa

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor Esta terça-feira, dia 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e para celebrar a data há diversas atividades, um pouco por todo o país, para todo o tipo de leitores.A Bertrand Editora vai oferecer livros na sua loja instalada na Rua Professor Jorge da Silva Horta, em Benfica, na cidade de Lisboa. (...)

Guiné Equatorial queixa-se de "campanha" com "declarações imaturas" contra o país

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Lisboa, 23 abr 2019 (Lusa) -- A Guiné Equatorial denunciou hoje junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) o que considera ser uma "campanha" contra o país, promovida por "interesses ocultos" e criticou "declarações imaturas na praça pública", sem referir nomes. (...)

Ver mais