PÁGINA GLOBAL

_______________________________________________________________LUSOFONIA EM DESTAQUE
0
 Artigos
2532

TOQUE A REUNIR!

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Martinho Júnior | LuandaTÚ LUCHARÁSEste año nuevo, compatriota, es tuyo.Ha nacido de ti mas que del tiempo, escogelo mejor de tu vida y entrégalo al combate.Este año que ha caído como un muerto en su tumbano puede reposar con amor y con miedo. (...)

Países europeus de olhos abertos à corrupção em Angola

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Justiça espanhola indiciou 27 pessoas por venda ilegal de armas à polícia angolana. Para jurista Rui Verde, combate internacional à corrupção em Angola é um "movimento imparável".Na semana passada, a Justiça espanhola indiciou 27 pessoas envolvidas no "caso Defex" de venda irregular de armas a Angola. (...)

Ex-ministro moçambicano e antigo presidente da transportadora LAM acusados de corrupção

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo acusou o ex-ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Zucula e o ex-presidente da transportadora Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) José Viegas num processo por corrupção na compra de aviões "Embraer". (...)

Timor-Leste apela aos países lusófonos que apoiem IILP

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) -- O chefe da diplomacia timorense, Dionísio Babo, pediu hoje, em Cabo Verde, aos países lusófonos para que apoiem o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) como órgão responsável pela afirmação do português como língua global. (...)

Timor-Leste | Xanana Gusmão: Um ídolo com pés de barro?

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Xanana Gusmão: A construção enganosa de um herói que nunca o foi. Pelo menos nunca foi herói mais que outros timorenses chamados comuns que também lutaram pela libertação da Pátria do Povo por mais de duas décadas, e ainda hoje.Caído o pano da boca do palco o ator Xanana Gusmão vem mostrando que afinal constitui uma desilusão e que na realidade não é o personagem que enganosamente veio sendo construído para consumo dos timorenses e dos que por todo o mundo o chegaram a venerar. (...)

Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720.000 "escravos modernos" - relatório

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Redação, 19 jul (Lusa) - Angola, Brasil e Moçambique são os países lusófonos com maior número de "escravos modernos", totalizando 720.000 habitantes nestas condições, segundo um relatório da fundação australiana Walk Free apresentado hoje nas Nações Unidas. (...)

Obiang quer "comprar" realização da Cimeira CPLP2022 na Guiné Equatorial

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
O ditador da Guiné Equatorial, Obiang, “eleito” por quase 100% dos “eleitores” para a presidência do país, está cada vez mais saído da casca – como se diz em bom português (que por aquele país CPLP não usam). Agora acha-se no direito e normalidade de acolher a cimeira da CPLP 2022 no país que domina, rouba e reprime. (...)

Portugal | Sobre Tancos exige-se mais a Marcelo

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opiniãoO assalto a Tancos foi desde o início uma história mal contada. Para começar, quando foi dado conhecimento público deste roubo, os militares "esqueceram-se" de colocar na lista do material desaparecido umas dezenas de lança-granadas e uma grande quantidade de explosivos. (...)

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
É hora de preparar a agenda, que há boas ofertas no Grande Porto e na Grande Lisboa para estes dias 20, 21 e 22 de julho.Como já é tradição, o Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos de entrada gratuita para aproveitar no Grande Porto e na Grande Lisboa nestes dias 20, 21 e 22 de julho. (...)

Homenagem | João Sem Medo, curador, solidário e antifascista

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Não nos passou ao lado a morte de João Semedo. Curtimos a mágoa e hoje é dia de deixar aqui algo singelo mas que marque a falta que a todos nos faz aquele homem, solidário, sempre com o desejo e ações de contribuir para o melhor para os portugueses, para Portugal. (...)

Criminosos | Dos assimilados linguísticos ao Israel racista e nazi-fascista

 PÁGINA GLOBALPublicado hoje
Este Curto, do Expresso, mais parece uma "cruz" disfarçada em "estrela" mas com o símbolo nazi sempre a assomar-se. Só não vê nem toma conhecimento quem não quer olhar e entender o estado de Israel, as suas políticas, as suas matanças,  o seu permanente rasto terrorista. (...)

Fracasso do Governo

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Ana Alexandra Gonçalves* | opiniãoO actual Governo quando falha, e tem fracassado em áreas como a Saúde e a Educação, fá-lo de forma clamorosa. O que é um sucesso para o ministro das Finanças, ao ponto de ser recompensado a nível europeu, representa também um desastre para quem necessita de cuidados de saúde ou para quem frequenta o ensino. (...)

ELES COMEM TUDO | TC deixou passar prazo de multas a partidos? "Não há vergonha"

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Joaquim Jorge mostra-se indignado com o facto de o Tribunal Constitucional ter deixado prescrever multas a partidos e políticos."Não há vergonha". É assim que Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, reage à notícia de que o Tribunal Constitucional (TC) deixou passar o prazo para aplicar coimas, estimadas em 400 mil euros, referentes a irregularidades detectadas nas contas de 2009 dos partidos. (...)

Tancos ou “Onde Está Wally?”

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
O ministro da Defesa, ao não confirmar nem desmentir o anúncio da recuperação do material roubado em Tancos, permite concluir que apenas um cabo, um sargento e um capitão serão responsabilizados.AbrilAbril | editorialDeu uma nova «brisa à vela» do caso de Tancos. (...)

LER NOVO | O Lado Oculto – Antídoto para a propaganda global, por José Goulão e outros

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
“O Lado Oculto – Antídoto para a propaganda global” é o novo semanário electrónico de informação internacional por assinaturas que será lançado dentro de um mês. É uma publicação que irá cobrir informação de todo o mundo que não tem lugar nos meios de comunicação de largo consumo. (...)

Parece que não há nada a fazer, tirem os cavalinhos da chuva

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Expresso Curto fora de horas. Sim. Pois. Talvez não. O tema de abertura é interessante e o autor de hoje, Ricardo Marques, dá-lhe umas cores que podem causar dores mas também sorrisos e comentários do estilo “somos muito parvos”, nós, os eleitores. (...)

O "sultão" Erdo?an entronizado nas suas funções

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Recep Tayyip Erdo?an foi entronizado nas suas novas funções de Presidente da República da Turquia; novas, tanto porque foi reeleito, como porque agora reina a nova Constituição.No seguimento de uma cerimónia faustosa no Palácio Branco, o “sultão” voou para o Azerbaijão e para o Chipre ocupado afim de mostrar que os limites do seu império não se limitam aos da Turquia. (...)

Trump, NATO e "agressão russa"

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Pepe Escobar [*]A histeria está num tom agudo. Após a cimeira da NATO em Bruxelas, o declínio definitivo do ocidente foi declarado como um facto consumado quando o presidente Trump se mostrou pronto para encontrar o presidente Putin em Helsínquia. (...)

Polémica com um ambientalismo ingénuo

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Sim, é preciso salvar a Terra. Mas será tolo tentar fazê-lo condenando abstratamente a Humanidade e perdoando o sistema que a coloca contra a NaturezaJohn Bellamy Foster, na Montly Review | em Outras Palavras | Tradução: Inês Castilho—MAIS:Publicado originalmente sob o título Marx, Value and Nature, este texto tem, na versão original 71 notas de rodapé. (...)

RÚSSIA 2018 | Análise: O jogo bonito está (quase) morto

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Copa do Mundo na Rússia recompensou o futebol de seleções defensivas e que dominam o contra-ataque e lances de bola parada. Certamente nada atraente para o torcedor, mas ainda há esperanças para artistas da bola.Na falta do que aplaudir, ultimamente os torcedores de futebol podem usar as mãos para se dedicar plenamente ao consumo de batatas chips, pipoca e outras guloseimas. (...)

Cabo Verde | Alertar antes do “dilúvio” e a desgraça acontecer em São Vicente

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Habitação em leito de ribeira autorizada pela Câmara Municipal de S. Vicente –Invenção Técnica(?), inobservâcia da lei(?), provocação à Natureza(!)Se a lei não serve, que se mude. Claramente, o cumprimento da lei não parece o caminho escolhido pela CMSV na governação da coisa públicaRicardino Neves | A Nação | opiniãoS. (...)

Ver mais