PÁGINA GLOBAL

_______________________________________________________________LUSOFONIA EM DESTAQUE
0
 Artigos
2370

25 DE ABRIL | Milhares desfilam em Lisboa para lembrar "revolução dos cravos"

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Ao som de músicas de intervenção como "Grândola Vila Morena", os participantes gritam palavras de ordem como "Fascismo nunca mais, 25 de abril sempre" e "Abril está na rua, a luta continua"Milhares de pessoas participam esta quarta-feira à tarde em Lisboa no tradicional desfile popular do 25 de Abril, para assinalar os 44 anos da "revolução dos cravos". (...)

25 DE ABRIL | "A Europa é uma espécie de campo de concentração" - Varoufakis

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Na Avenida da Liberdade, Yanis Varoufakis falou sobre a Grécia, a Europa e a necessidade de soluções para as pessoas.Yanis Varoufakis está em Portugal, mais propriamente em Lisboa, para os festejos do 44.º aniversário do 25 de Abril. O ex-ministro das Finanças grego acredita que a Grécia se tornou uma "prisão de ditadura", assim como a Europa. (...)

COLOCAR NOSSAS PERNAS TITUBEANTES NO FUTURO!

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
“A planificação geoestratégica do território tem obrigatoriamente que contar com uma outra abordagem em relação aos recursos hídricos do interior, uma planificação que irá influir nas planificações da economia diversificada que prime pela sustentabilidade e pelo respeito para com o homem e a natureza, que tenha como principal sustentáculo a agricultura e a pecuária, algo que já fazia parte das preocupações de Agostinho Neto. (...)

CUBA | Reinvenção ou arranjo burocrático?

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Terminam os governos da “geração histórica”; há incertezas e desejo difuso de mudanças. Diáz-Canel, o novo presidente, poderá liderá-las? Em que rumo?Vanessa Oliveira | Outras PalavrasEntro em um táxi coletivo em frente à famosa sorveteria Copélia. (...)

CASO SKRIPAL | Oito mentiras de Theresa May

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Alexander Shulgin [*]Senhor Presidente,Gostaria de começar o meu discurso com palavras que pertencem ao grande pensador Martin Luther King:   "uma mentira é como uma bola de neve: quanto mais rola, maior se torna".Este sábio aforismo é plenamente aplicável em política. (...)

Portugal | DEPOIS DA MADRUGADA

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Há na nossa História, enquanto seres vivos, inúmeras madrugadas consoante os anos de vida de cada um, todos os dias.António Fernandes*, em BragaUmas boas, outras menos boas e outras muito más.Uma quantidade certa de madrugadas que a memória simplesmente não registou no seu patamar de recordações vivas salvo quando exercitada por motivo que julgue pertinente ou com interesse. (...)

Portugal | Os limites ditados por Bruxelas são «virtuosos»?

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
No debate sobre o Programa de Estabilidade, a grande novidade foi a alteração de posicionamento do BE face às imposições europeias, reconhecida até pelo líder parlamentar do PS, Carlos César.O Governo e o PS deixaram claro que continuam agarrados a metas e limites do défice impostos por Bruxelas, que impedem a resolução de problemas acumulado no País nos últimos anos, no debate sobre o Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas. (...)

Portugal | "ELES" E "NÓS" - OS BURGUESES E OS MALTESES

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Do Diário de Notícias retiramos peça elaborada pela Agência Lusa sobre as comemorações oficiais do 25 de Abril em Lisboa. Extra Lusa, no PG, dividimos o texto em duas partes distintas no que se refere às comemorações, a dos burgueses e a dos malteses. (...)

PORTUGAL | Não, não é este 25 de Abril de hoje que comemoramos, este é falso

 PÁGINA GLOBALPublicado ontem
Mário Motta | LisboaComemora-se hoje o 25 de Abril de 1974. Esse. Porque os seguintes, de ano para ano que passou, tiveram sempre muito menos razão para se comemorar. A PIDE assassina e torturadora não foi julgada, muitos outros salazaristas e fascistas não foram julgados, muitos empresários do mesmo jaez limitaram-se a abandonar o país indo para o Brasil da ditadura dos coronéis e outros países em que o fascismo, encapotado ou não, lhes garantia bem-estar, impunidade, e prosseguimento das suas técnicas de exploração parasitária dos povos - em que assenta o capitalismo selvagem e escabroso. (...)

Homenagem | AO POVO, AOS CAPITÃES DE ABRIL, AO ZECA, AOS ANTIFASCISTAS

 PÁGINA GLOBALTerça feira
"Grândola, Vila Morena"' é uma canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos. José Afonso escreveu a primeira versão do poema “Grândola Vila Morena” após ter sido convidado a participar nos festejos do 52º Aniversário da coletividade Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG) em 17 maio de 1964 e ter ficado impressionado com o ambiente fraterno e solidário desta Sociedade alentejana. (...)

Embaixada em Díli envia conselhos de segurança a portugueses em Timor-Leste

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Díli, 24 abr (Lusa) - A embaixada de Portugal em Díli alertou hoje os portugueses em Timor-Leste para alguns riscos associados às eleições legislativas antecipadas de 12 de maio no país e recomendou-lhes que evitem eventos políticos.Os alertas constam de uma nota enviada pela embaixada aos cidadãos portugueses, com um conjunto de recomendações de segurança relativas ao período eleitoral em curso, de eleições legislativas antecipadas. (...)

MOÇAMBIQUE | Violência nas minas de rubis é mais um caso à espera de justiça?

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Há um silêncio à volta do caso de violência contra garimpeiros das minas de rubis que aconteceu em 2017. Mas em Londres um ação judicial contra a Gemfields, acionista maioritária da empresa envolvida, já está em curso.A empresa britânica Gemfields está a ser processada em Londres por mais de 100 garimpeiros moçambicanos, acusada de violação dos direitos humanos. (...)

Impasse na formação do Governo: CEDEAO regressa a Bissau

 PÁGINA GLOBALTerça feira
É esperada esta terça-feira (24.04), em Bissau, uma missão da CEDEAO que deverá ficar no país até à tomada de posse do novo Executivo. Primeiro-ministro promete solução para crise energética só depois de formar Governo.A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) será liderada pelo chefe da diplomacia do Togo, Robert Dussey, que deverá reunir-se com as autoridades e atores políticos, "no quadro da implementação das recomendações da cimeira de Lomé", revelou fonte oficial. (...)

MATANÇA 1915 - Começa o genocídio armênio pelos turcos

 PÁGINA GLOBALTerça feira
A partir de 1909, preocupados em criar uma nação turca racialmente homogênea, os Jovens Turcos multiplicam as exigências contra os armênios da Ásia Menor.Seiscentos armênios de Istambul são assassinados em 24 de abril de 1915 por ordem do governo do Império Otomano. (...)

O fiasco do bombardeamento da Síria

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Thierry Meyssan*Quanto mais o tempo passa desde o ataque aliado contra a Síria, a 14 de Abril de 2018, mais as informações disponíveis fazem ressaltar a amplitude do desastre. Se os Estados Unidos ainda conseguem impedir as fugas de informação provindo dos seus exércitos, não há hipótese com as provenientes de França. (...)

CANADÁ | O que está por trás do atropelamento em Toronto?

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Polícia e testemunhas não têm dúvida: foi um ato deliberado. Mas, com motorista detido, investigadores evitam fazer conexão entre ataque que matou ao menos dez na cidade canadense e atentados na Europa.A polícia de Toronto investiga nesta terça-feira (24/04) o que levou um jovem de 25 anos a jogar uma van deliberadamente contra pedestres numa movimentada rua comercial, deixando ao menos dez mortos e 15 feridos. (...)

Guarda-costas de Bin Laden vive de ajuda social na Alemanha

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Sami A. e sua família recebem mais de mil euros mensais do estado da Renânia do Norte-Vestfália. ele é considerado uma ameaça extremista e é monitorado pela polícia, mas não pode ser deportado para a Tunísia.O ex-guarda-costas de Osama bin Laden recebe mais de mil euros em assistência social na Alemanha, revela a imprensa alemã nesta terça-feira (24/04). (...)

PORTUGAL | PS, BE, PCP e Verdes: o difícil equilíbrio

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Ana Alexandra Gonçalves* | opiniãoMariana Mortágua, em entrevista ao DN, tece considerações sobre aquilo que foi designado, com intenções pejorativas, por geringonça. O futuro à esquerda não se avizinha risonho e parece ter ficado o aviso. (...)

PORTUGAL | Programa de estabilidade… da pobreza e desigualdades

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Programa Estabilidade 2018-2022 do governo PS: diminuição do défice à custa das despesas com pessoal, das prestações sociais e de uma taxa de investimento público inferior à média da União EuropeiaEugénio Rosa*Em 5 anos o governo PS pretende cortar 12. (...)

PORTUGAL | O deputado Ascenso Simões é mal pago?

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Pedro Tadeu | Diário de Notícias | opiniãoO deputado Ascenso Simões publicou no Facebook, onde se identifica, à inglesa, como "mp socialist party", um recibo do seu vencimento relativo a este mês de abril. Fui ver.Notei, em primeiro lugar, aquilo que Ascenso Simões tapou: são três frases pintadas, a preto, com o mesmo rigor institucional aplicado por funcionários públicos obrigados a ceder à comunicação social documentos parcialmente em segredo de Estado. (...)

25 DE ABRIL? ONDE? ONDE? NÃO NOS VENHAM COM LOAS...

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Expresso Curto por Martim Silva. Tarde mas a boas horas. Aqui fala-se do 25 de Abril, daquele de há 44 anos. Sim. Não. Talvez. Isso já lá vai e este país já não tem nada que ver com Portugal do 25 de Abril de 1974, com as liberdades, a justiça e a democracia que vislumbrámos e porque lutámos e lutamos. (...)

Ver mais